redes sociais

Temos 5 visitantes em linha

Copyright © 2009 - 2011 Filarmónica de Vila Nova de Anha

ANTÓNIO FERREIRA

Nasceu a 5 de Janeiro de 1983, em Vermoim - Maia.

Iniciou os seus estudos musicais, em clarinete, aos 11 anos com o seu pai Augusto Ferreira. Mais tarde aperfeiçoou-se com o professor e clarinetista, Carlos Ferreira.

Foi admitido no Conservatório Nacional de Musica do Porto em 1998, onde fez a sua formação musical, na classe do professor Adam Wiezba. Nessa altura integrou a Orquestra de Sopros do mesmo conservatório, sob a direcção do maestro António Baptista, tendo participado em inúmeros concertos. Como instrumentista tem-se dedicado a Orquestras de Sopros, Bandas Filarmónicas e Música de Câmara. Tendo-se apresentado com diversas formações, tanto em Portugal como no estrangeiro. Participou, também, em Master Classes de Clarinete com os professores Carlos ferreira, Moreira Jorge e Adam Wiezba.

Estudou Direção Coral com os professores Mário Mateus e Manuel Vilas Boas.

Fundou, em 2004, a Orquestra Sacra de Sopros da qual é Diretor Artístico.

Foi um dos fundadores e elemento do Quarteto de Clarinetes MUSI4, entre 2001 e 2005.

Demonstrando desde muito cedo o interesse pela Direção de Orquestra estagiou e trabalhou com alguns maestros nacionais e internacionais: Com os maestros portugueses, Major Jacinto Montezo, Henrique Piloto, Mário Mateus, Avelino Ramos, Francisco Ferreira e José Eduardo Gomes. Com os maestros espanhóis, José Ignacio Matias Petit, José Rafael Pascual Vilaplana e Rafael Agulló Albors. Com o maestro e compositor belga, Jan Van Der Roost. Com o maestro inglês Douglas Bostock. Com o maestro holandês Jan Cober. Com o maestro e compositor italiano Carlo Pirola e com o maestro norte- americano, Eugene Migliaro Corporon onde teve a oportunidade de dirigir algumas orquestras como a Orquestra de Câmara do Conservatório Superior de Música de Gaia, a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Fornos, o Coro de Câmara da Escola Superior de Educação, entre outras.

Como Diretor Musical, apresentou-se em salas como Casa da Música, Europarque, Auditório do Fórum Maia, Auditório da Casa do Povo de Vermoim, Auditório da Aula Magna da UTAD entre outras.

Frequentou o 1º ano de Licenciatura em Direção de Orquestra e Coral no Conservatório Superior de Musica de Gaia, na classe do professor Mário Mateus.

Enquanto maestro convidado, e a convite do Conservatório Regional de Música de Vila Real, foi o orientador do I Estágio da Orquestra de Sopros neste mesmo Conservatório. Foi Também convidado para orientar o I Estágio de Orquestra de Sopros na Banda Filarmónica de Vila Nova de Anha. É também convidado, com alguma regularidade, para dirigir alguns Coros de Música Litúrgica no concelho da Maia, onde foi maestro do Coro Jovem da paróquia de São Romão de Vermoim-Maia.

É Diretor Artístico e Maestro Principal da Orquestra Filarmonia de Vermoim, desde 2006.

Foi docente na área da Musica nas AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), na Câmara Municipal da Maia entre 2008 e 2013.

Atualmente exerce a profissão de Docente na área da música na Escola MAIORFF.

Concluiu o Curso de Formador (CAP) – Certificado de Aptidão Pedagógica – em Música.

Em Outubro de 2013, assumiu a Direção Artística da Filarmónica de Vila Nova de Anha – Viana do Castelo.

Futuros projetos incluem concertos com a Orquestra Filarmonia de Vermoim, Filarmónica de Vila Nova de Anha, estágios com orquestras de sopros (maestro convidado), entre outros.